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  • Multichine 28

Nosso mais popular Multichine foi desenhado para permitir que muitas pessoas consigam realizar o seu sonho de possuir um autêntico veleiro de oceano por um preço acessível.

A construção do Multichine 28 é fácil demais. Com um roteiro explicativo, informando passo a passo como proceder em cada etapa, os desenhos das seções, incluindo convés e cabine, em tamanho natural, espelho de popa plano e vertical e somente uma pequena cabine atrás do mastro, este barco é o ideal para a construção amadora.
O fato de o compensado de revestimento do casco ser apenas de 6 mm de espessura, e a laminação de fibra de vidro sôbre êle ser bastante espessa, torna-o praticamente um barco de fiberglass, mas sem a necessidade de fabricação de formas dispensiosas. O leme de espelho de popa,tambem ajuda a abaixar o custo e diminuir a dificuldade da construção.

Com pouco lançamento, muita boca, popa bem larga e borda livre generosa, o Multichine 28 é um barco imenso para o seu tamanho. Concebido para quatro pessoas, êle oferece um camarote de popa privativo com muito volume, pé direito de 1,80 m no banheiro com espaço para o chuveiro, cozinha com fogão de duas bocas e forno, duas pias e geladeira. Uma dinete para seis pessoas ou dois dormirem confortavelmente dá um toque aconchegante à cabine. Uma boa mesa de navegação e uma profusão de armários garantem uma boa arrumação a bordo, mesmo em longos cruzeiros. Três tanques dágua e um de diesel integrado ao casco, cortam custo e proporcionam uma excelente autonomia.

Com um plano vélico moderado e um arranjo de convés mais simples possível, o Multichine 28 é um barco que custa pouco para construir e quase nada para mantê-lo, além de permitir navegação de longo curso com muito conforto, segurança e facilidade de manobra.

O Multichine 28 é o veleiro ideal para morar a bordo e fazer cruzeiros pequenos ou longos, com conforto e segurança.

O único ponto em que o Multichine 28 é um pouco mais sofisticado é quanto ao seu fin keel. Apesar de seu modelo não ser propriamente difícil de produzir, o fin bulboso utilizado neste projeto é o desenvolvimento de uma idéia extremamente bem sucedida, já testada em vários projetos de nosso escsritório. Com baixo centro de gravidade e calado reduzido, a quilha bulbosa é excelente no contravento. Alem disso, o Multichine 28 pode prescindir de dispendiosos subidas em rampa para aplicação de tinta anti-encrustante. Este serviço pode ser feito em uma praia tranquila onde a variação de maré ultrapassar 1,50 m, bastando para isso fixar duas pernas, uma em cada bordo e firmá-las na areia.

Alguns detalhes sôbre a ciração do projeto do multichine valem a pena acentuar. Ele está intimamente ligado ao sucesso de dois outros projetos desenvolvidos por nosso escritório e que fizeram muito sucesso no meio náutico brasileiro: O Multichine 23 e o Multichine 31. Esses dois barcos são os alicerces da construção amadora no Brasil com muitas unidades navegando ou em construção.

Mas apesar do êxito destes dois desenhos ficou faltando preencher uma lacuna. O Multichine 23 embora possua um excelente volume interno tem um pé direito ainda pequeno, e o Multichine 31é imenso mas pelo seu tamanho, é ainda um pouco caro. Assim o Multichine 28 veio atender àquele velejador que deseja um uso mais prolongado do seu veleiro, com um alto nível de conforto, mas que não precise de todo o volume do Multichine 31. Se este é o caso, entre nessa e construa o Multichine 28. Você terá um veleiro para cruzeiros em águas nacionais ou internacionais, com o conforto normalmente encontrado apenas em barcos bem maiores.

Multichine 28

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS - Dimensões
Comprimento Total:
8.60 m
Comp. de linha d'água efetivo:
7.55 m
Boca máxima:
3.18 m
Calado efetivo:
1.52 m
Lastro:
1200 kg
Deslocamento efetivo:
3580 kg
Cap. dos tanques de água doce:
420 l
Cap. dos tanques de óleo diesel:
120 l
Pé direito máximo:
1.85 m
Motorização :
21 hp
Área vélica:
35.62 m2

Índice de estabilidade da Comunidade Européia

34.3 (Categoria A)
Método Construtivo:
Ply-Glass

Mais detalhes deste projeto em: