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  • Multichine 23

O Multichine 23 foi um marco na construção amadora de veleiros de cruzeiro. Lançado no final da década de setenta, este barco foi uma autêntica revolução no meio náutico, pois com ele o construtor inexperiente tinha uma chance de fazer seu próprio veleiro e utilizá-lo de uma forma não convencional para barcos deste porte:- poder realizar cruzeiros oceânicos com conforto e segurança.

O Multichine 23 foi planejado para ser construído sobre onze anteparas ou semi anteparas. Para a fabricação destas anteparas o projeto fornece desenhos em tamanho natural, o que torna literalmente impossível que alguém se engane na sua fabricação. Este sistema revolucionário permitiu que dezenas de amadores conseguissem construir seus barcos. Quando os primeiros construtores inauguraram seus veleiros constataram que o modelo tinha uma performance excelente. Foi assim que o prestígio da classe não parou mais de crescer.

Este bom resultado nos incentivou a ir reciclando o projeto com sucessivas novas versões. Afinal, por nenhum motivo, um bom veleiro de cruzeiro deveria ter a sua produção interrompida. A primeira alteração realizada foi o alargamento da boca na parte de ré do projeto. A boca máxima de 2,81 era impressionante para um casco de 23 pés, mas a popa não era tão larga. Esta alteração, a MKII tornou o Multichine melhor ainda que o original e animou bastante a classe. Mas curiosamente logo surgiu uma reivindicação dos potenciais novos construtores. Aumentar o pé direito máximo dentro da cabine. Esta solicitação em pouco tempo foi atendida na versão MKIII e criamos uma bela cabine em cunha que aumentou o volume interno do barco e deu um charme inigualável ao modelo.

Esta versão fez o maior sucesso. O barco então já era quase perfeito e mexer no desenho pareceria uma temeridade. Mas a cabine em cunha apesar de ser linda ainda não conferia um expressivo aumento de conforto do banheiro para a proa, pois nesta área o pé direito continuou insuficiente.

Agora na versão MKIV parece que o Multichine 23 ficou totalmente resolvido, pelo menos por um bom tempo mais. A nova cabine é igualmente belíssima, ficou mais longa e mais alta, tendo crescido um pouco para trás também, e para não diminuir o cockpit, modificamos a inclinação do espelho de popa para uma configuração vertical. Isto permitiu a utilização do desenho do leme do Multichine 28, que apresenta um desempenho excelente e ainda permite a confecção de um leme de vento de baixo custo e fácil fabricação.

Agora vai ser interessante acompanhar o desenvolvimento da classe. Comparando com os barcos equivalentes, ele se sobressai de uma forma nítida e clara. A construção, com o espelho de popa vertical e a nova cabine, foi até simplificada. O volume interno na versão MKIV é mais próximo de um 26 pés do que um 23 pés e além disso ele ficou mais bonito.

Bem, se a classe já era um sucesso, agora então ela deverá se tornar famosa e sem fronteiras.

Multichine 23

 

Características Principais - Dimensões

Comprimento com plataforma

7.70 m

Comprimento sem plataforma

7.20 m

Comprimento na linha d´água

6.34 m

Boca máxima

2.81 m

Calado, versão fin keel

1.48 m

Calado, versão fin keel com bulbo

1.28 m

Lastro

750 kg

Deslocamento de desenho

2000 kg

Cap. dos tanques d´água

180 l

Pé direito máximo

1.64 m

Área vélica (grande + D proa)

25.9 m2

Motorização (Yanmar)

14hp

Método construtivo:

ply - glass

Projeto:

Astrid Barros e Luis Gouveia

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