Barco Libertad - Samoa 34Barco Libertad - Samoa 34Veleiro Kuará - Multichine 31Veleiro Kuará - Multichine 31Veleiro BystraVeleiro Bystra

 

  • Explorer 39

O Explorer 39 é um veleiro de cruzeiro com capacidade de reduzir seu calado por intermédio de uma quilha pivotante. Sua construção é em sanduíche de fibra de vidro com espuma de P.V.C. (FRP). Com essas características, o Explorer 39 é um dos poucos veleiros capazes de cruzar oceanos e entrar em lugares não acessíveis aos iates de quilha fixa.

A possibilidade de navegar em águas rasas ou passar sobre recifes submersos sem causar danos ao barco está se tornando uma característica cada vez mais atraente uma vez que os mais interessantes recantos estão se tornando cada vez mais rasos devido à assoriação cada vez mais acelerada.

O fator mais importante relativo à divisão interna é a posição da caixa da quilha pivotante, que, ocupando o centro do barco, favorece a colocação do salão na parte de ré do barco, basicamente sob a área do cockpit. Esta solução é bastante agradável, proporcionando ao barco um estilo todo especial. Um sofá em U e uma mesa bastante espaçosa permite que até oito pessoas possam fazer uma refeição com conforto de sobra. Somente para entretimento, há lugar para pelo menos mais duas pessoas se sentarem sem que ninguém se sinta apertado. Iluminação e ventilação são otimizados pela colocação de duas vigias de abrir no costado. O motor fica posicionado sob a mesa, o que é uma ótima solução, pois abrindo-se o tampo e as paredes laterais, tem-se um fácil acesso em toda a sua volta.

Atrás do sofá está colocada uma antepara que separa o salão do compartimento onde são instalados os principais equipamentos de bordo, tais como piloto automático e gerador. À boreste existe um compartimento estanque para o interior do barco onde são estocados os botijões de gás, sobrando ainda lugar para guardar defensas e cabo de amarração. A escada de acesso à cabine é dividida em duas partes, a primeira indo da entrada da gaiuta até o tampo do compartimento do motor. Os outros degraus encostam na parte da frente do motor. Por ré da escada superior é colocado um acrílico transparente que serve para separar a escada do restante da mesa.

A bombordo na área central do barco existe uma ampla mesa de navegação e um sofá beliche, separados da caixa da quilha por um corredor que dá acesso à cabine de proa e ao banheiro. Frontalmente ao sofá beliche existe uma mesa pivotável que ao ser levantada pode ser útil para muitos fins, como pôr exemplo trabalhar num lap top. Seguindo pelo corredor, chega-se a uma confortável cabine de proa com sofá e cama de casal. A vante deste camarote existe uma antepara de colisão separando-o do compartimento da corrente de âncora. Este compartimento é um pouco mais longo do que o usual, desta forma recuando um pouco o peso da corrente, o que é uma boa opção para impedir que o barco caturre excessivamente quando enfrentar mar de proa.

A cozinha e o banheiro estão colocados a boreste e tem dimensões difíceis de serem encontradas em barcos de seu porte. O banheiro possui um excelente box para o chuveiro e a cozinha tem o privilégio de deixar o cozinheiro totalmente seguro pois este pode se escorar na caixa da quilha se o barco estiver adernado para bombordo. O conceito do arranjo interno do Explorer 39 é o de oferecer o máximo de conforto para um casal e poder receber mais três passageiros com acomodações para pernoite.

O Explorer 39 foi desenhado para ser manobrado por uma tripulação reduzida. Sua armação em cuter com uma buja de meio auto-cambante é o sistema mais fácil para que uma pessoa sozinha possa mudar de amuras com facilidade. Um casco leve e uma área vélica moderada fazem com que o barco tenha uma performance vivaz com um mínimo de esforço.

A quilha pivotável é içada por um pistão hidráulico conectado à cabos de spectra. Desta forma, se o barco se choca contra um obstáculo, a quilha pode subir livremente sem causar danos ao sistema. Existem duas opções para leme. Um modelo semi compensado que pode ser içado por dentro de uma caixa metálica fixada ao espelho de popa ou dois lemes duplos telescópicos. As duas opções oferecem um excelente controle do banco, e podem ser escolhidos indiferentemente. A segunda opção é a mais elegante.

Projetado para ser um autêntico veleiro de cruzeiro oceânico, o Explorer 39 tem uma capacidade de reservatórios de água e combustível bem acima da média, podendo carregar 550 litros de água e 800 litros de diesel com seus tanques cheios. Um motor de centro de 50 a 60 hp é capaz de levar o barco à uma velocidade de 7.5 nós em águas calmas. O Explorer 39 é um iate para aqueles que apreciam aventuras à vela e queiram possuir um barco moderno, versátil e confortável.

Explorer 39


Forma da Quilha Retrátil

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS - Dimensões
Comprimento Total:
12.00 m
Comp. de linha d'água efetivo
10.70 m
Boca máxima:
3.66 m
Calado máximo:
2,25m
Calado reduzido:
0,53 m
Lastro fixo / móvel:
2055 / 1390 kg
Deslocamento de desenho:
7100 kg
Cap. dos tanques de água doce:
550 l
Cap. dos tanques de óleo diesel:
800 l
Pé direito máximo:
1.97 m
Motorização:
50/60 hp
Área vélica:
69.5m2
Método Construtivo:
Sanduiche de FRP

Mais detalhes deste projeto em: